Um novo disco de Monarco – o primeiro em quatro anos – é sempre motivo para nos lembrar que “agoniza, mas não morre” é mais do que um verso de Nélson Sargento devotado ao samba. Não qualquer samba, ou samba da moda, ou samba confeitado, ou samba para inglês ver, e sim samba daqueles que, como dizia Noel Rosa, exprimem dois terços do Rio de Janeiro. Monarco, 85 anos feitos no último agosto, é hoje o mais legítimo representante de um samba que se mantém vivo, resistindo às agonias eventualmente impostas pelo tempo e pelas novidades.
A história de vida de Monarco coincide com a das últimas sete décadas da história do samba. Embora ele tenha feito seu primeiro aos 12 anos, quando morava em Nova Iguaçu, foi aos 16, ao se mudar para Osvaldo Cruz, que as coisas começaram a acontecer. Cada vez melhor, sozinho ou em parceria com gente boa do meio, Monarco foi crescendo. Jamais teria samba-enredo nos desfiles da Portela, até hoje a maior campeã do carnaval carioca, mas tornou-se dos mais inspirados criadores dos sambas de quadra que fizeram a fama da escola, sendo hoje o capitão desta formidável nau chamada Velha Guarda da Portela, criada por Paulinho da Viola em 1970. Ele e Casquinha são os únicos remanescentes do grupo, logo imitado e ainda símbolo da resistência do samba àquelas tais agonias. Gravar novo disco, recheado de músicas inéditas, é atestado dessa coragem.
O novo disco, segundo Monarco, tem até canções que falam de tristezas, mas “foi feito num mar de alegria”. “De Todos Os Tempos”, além de mostrar o lado mais íntimo do cancioneiro de Monarco,
desprendendo um pouco o grande compositor da escola (“pois eu saio da Portela, mas a Portela não sai de mim”) e mostrando sambas inéditos não só em sua voz como nunca antes gravados, o reafirma também como cantor, com sua voz forte, áspera, expressiva, inconfundível, lindamente negra, que faz dele o melhor intérprete de si mesmo.
FAIXAS:
01 - Agora é Tarde
02 - Hora da Partida
03 - Vem Meu Grande Amor
04 - Aprendi a Ser Feliz
05 - Uma Canção Pra São Luís (feat. Alcione)
06 - Mercado da Ilusão
07 - Beija-Flor
08 - Nova Criatura
09 - Alegria das Flores
10 - Vieste, Beijaste, Fugiste
11 - Início da Felicidade
12 - Seu Bernardo Sapateiro (feat. Zeca Pagodinho)
13 - Aurora da Minha Vida
14 - Obrigada, Pelas Flores
15 - Samba Pra Maricá
16 - Não Te Perdoei, Nem Vou Perdoar/ Meu Reloógio Parou/ Vai Vadiar
Loja de CDs, DVDs, Vinil, Box, Combo, Livros sobre música e produtos musicais diversos. Zé Renato, João Donato, Cláudio Jorge 70, Sambaião, Bluchanga, Maria Teresa Madeira, Ernesto Nazareth Integral.